CARTÕES POSTAIS DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL

     Coleciona-se cartões postais desde o final do século XIX, mas hoje em dia a "cartofilia"(a arte de colecionar cartões postais) anda um pouco em baixa, ou quase esquecida. Mas ainda existem muitos apaixonados pelo assunto espalhados pelo mundo inteiro, reunidos em grupos e associações.
     A cartofilia, assim como a filatelia (arte de colecionar selos) é muito extensa e o colecionador acaba optando por algum tema. Um deles é o de estádios de futebol. Pouco conhecido na cartofilia brasileira, mas muito difundido na Europa, este tema ganhou força na metade dos anos 80 quando dois colecionadores (Leonardo Romano e Antonio Estelista Aguirre) fundam a SOCOPE, Sociedade dos Colecionadores de Postais de Estádios. Com o intuito de difundir o copeismo (a arte de colecionar postais de estádios) e de congregar os colecionadores do Brasil, a SOCOPE já editou inúmeros postais de estádios de todo o Brasil e realizou inúmeras exposições e encontros por este Brasil afora.
  
A SOCOPE
     Fundada em 19 de julho de 1986 numa iniciativa de Leonardo Romano, de São Paulo, e de Antonio Estelista Aguirre, de Fortaleza, a SOCOPE (Sociedade dos Colecionadores de Postais de Estádios) é uma sociedade sem fins lucrativos que visa congregar os colecionadores de postais de estádios (auto-denominados Copeístas), promovendo o intercâmbio de informações esportivas e troca de postais através dos ENCOPEs (Encontros de Colecionadores de Postais de Estádios) e das EXPOESTs (Exposições de Postais de Estádios); editar e incentivar a edição de postais de estádios brasileiros, principalmente estádios que nunca o foram e catalogar os postais de estádios existentes no Brasil.
     A primeira EXPOEST foi realizada em 1987 na cidade de Natal-RN, por ocasião de seu primeiro aniversário. A 2ª exposição foi realizada em 1989, graças ao apoio do Santos F.C. e dos copeistas da Baixada Santista, sendo realizado na mesma oportunidade o 1º ENCOPE.
  
A COLEÇÃO
     A SOCOPE considera colecionáveis os seguintes cartões postais:
       a-) Postal do estádio propriamente dito, onde o estádio aparece em primeiro plano;
       b-) Vista aérea de uma cidade onde aparece o estádio em primeiro plano;
       c-) Postal com mais de uma vista, onde o estádio pode aparecer uma ou mais delas;
       d-) Postal de maquete, onde o estádio ainda não foi construído, geralmente é propaganda;
       e-) Postal mini, na coleção brasileira são os mais antigos e em preto e branco.
       f-) Postais em preto e branco, são os mais antigos e de maior valor;
       g-) Postal maxi, de tamanho maior que o padrão (10x15), predominam os do Maracanã.
    A identificação dos postais de estádios é feita da seguinte maneira: além da cidade, estado e nome do estádio, o número do postal localizado no verso é muito importante. Essa numeração varia para cada editora tornando-se impossível uma classificação seqüencial. Em alguns casos, os cartões não possuem número, sendo denominados s/nº, porém a editora é citada.

MINHA COLEÇÃO

|Brasil| |América| |Europa| |África-Ásia-Oceania| |Repetidos|